A trilha é curta e a paisagem enche os olhos. A partir da Pousada, basta caminhar até a ponta esquerda da vila, que dá acesso a uma trilha fácil, de cerca de 300 metros, para alcançar esse pequeno paraíso. Linda e movimentada, a Prainha tem 200 metros de extensão, areia branquinha, mar calmo e limpo. Não é uma praia de mangue, como muitas da região. Há apenas um bar para todos os visitantes e pouca sombra na faixa de areia, portanto, convém levar guarda-sol.
Nossos caiaques e pranchas são livres de custos para os clientes. Podem ser utilizados para passeios curtos, em frente a Pousada. Sugerimos seguir até a praia da Tapera, na Ilha do Araújo. Uma das ilhas mais conhecidas de Paraty, a Ilha do Araújo, ainda é habitada em grande parte por famílias de pescadores. A travessia tem cerca de 600 metros. De SUP ou caiaque, leva 15 minutos.
Com dois quilômetros de extensão, por um quilômetro de largura, a Ilha do Araújo tem uma trilha que a contorna por inteiro. Vale a pena reservar algumas horas para fazer esse passeio, passando por prainhas escondidas. No mês de junho, acontece ali a famosa Festa do Camarão, marcando o início da pesca do crustáceo. Perto da igrejinha da vila, contudo, há diversos bares e restaurantes que oferecem o petisco. No entanto, para fazer esse passeio completo é preciso estar acompanhado de um guia da ilha, que nem sempre está disponível. Informe-se antes.
Entre o mar e a Mata Atlântica, Paraty tem mais de 300 ilhas e dezenas de praias escondidas – quase uma para cada dia do ano. Portanto, um dos passeios imperdíveis é alugar um barco ou lancha e deslizar em busca dessa natureza viva. Entre as ilhas mais próximas, além da Ilha do Araújo, há a Ilha do Cedro, a pequena Ilha Sapeca, e ainda as praias de Parati Mirim, do Pouso da Cajaíba e do Saco do Mamanguá, entre tantas outras… Os barqueiros costumam cobrar por hora e podem criar roteiros customizados. Consulte-nos, caso precise de uma indicação ou reserva de embarcação.
Entre as dezenas de cachoeiras famosas da região, como Pedra Branca, Tobogã e Poço do Inglês, a Cachoeira da Graúna é uma das mais bonitas e fica perto da Pousada, a apenas 2 quilômetros, sentido Rio. Localizada no final da Estrada da Graúna, basta caminhar por cerca de cinco minutos por uma trilha de 600 metros para ouvir o barulho da queda d´água. Já perto da água, a trilha se divide em dois caminhos: o da direita leva ao poço principal da cachoeira, onde se forma uma imensa piscina com um tobogã natural, onde os mais corajosos descem escorregando até o poço mais abaixo. O caminho da esquerda leva a esse segundo poço, menor, mas cheio de recantos preciosos para relaxar e se refrescar. Embora grandiosa, é uma cachoeira tranquila, em um cenário inebriante, quase deserto, especialmente nos dias de semana.
A 30 quilômetros de Paraty, Trindade é uma vila de pescadores com praias cinematográficas. O acesso é pela Rio-Santos, sentido São Paulo. Entre as praias mais famosas de Trindade, estão a Praia Brava, a Praia do Cepilho (reduto de surfe) e a Praia do Meio, onde barqueiros oferecem passeios, entre outras. Vale lembrar que Trindade é sempre lotada, exceto na baixa temporada.
Passear pelas ruas de pedra, onde carros não entram, conhecendo lojinhas, ateliês, restaurantes e cafés, é um dos passeios mais gostosos. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty foi erguido entre os séculos 17 e 19, e remete a antigas aventuras em busca de ouro e pedras preciosas. Depois de um dia de sol e mar, nada como se perder pelas ruelas de Paraty, entre seus casarões históricos, vendo a vida passar vagarosamente de uma de suas amplas janelas, sentindo o aroma das delícias locais. Dica da Catarina: termine o passeio com um delicioso café no Café Pingado ou no café da Livraria das Marés.
As noites de luar, na Praia Grande, são uma loucura, de tão lindas. Eis aqui um momento cuidadosamente preparado para nossos hóspedes! O programa começa no pôr-do-sol, quando diversos tons de laranja tingem o céu e a lua nasce bem aqui, na frente do Quiosque São Francisco. Com privilegiada vista para o mar, sob o céu estrelado, nada como um bom vinho para brindar a vida e agradecer as bençãos do dia, diante desse presente da natureza.
Um spa a céu aberto, debaixo da amendoeira. Nesse espaço simples aconchegante, é possível desfrutar de cuidados de beleza e bem-estar, sentindo no rosto a suave brisa do mar. Existe maior luxo? No menu de tratamentos, massagem oriental, massagem relaxante, drenagem linfática e reflexologia, com deliciosos produtos e óleos essenciais, para uma experiência revigorante de relaxamento. Obs: É necessário agendar antecipadamente.
Filha de pescador, a chef Catarina guarda entre suas lembranças mais bonitas as pescarias ao lado dele. “A gente saía bem cedinho, com as gaivotas sobrevoando o barco”, lembra. Embalada pela memória afetiva da proprietária, essa é uma das experiências oferecidas na Pousada. Perto da baía ou em alto mar, é possível sair para pescar. O mar tranquilo de Paraty, protegido pelas ilhas, favorece a pesca esportiva, de acordo com as regras locais. A corvina e o cara-pau são os peixes mais comuns. O vermelho e o robalo, os mais cobiçados. Quem sabe é seu dia de sorte?